9 de abril de 2011

ATIVIDADE 2.3: O que é hipertexto

A Utilização do Jogo na Pré-Escola


O LÚDICO ajuda a desenvolver a capacidade de criação e a inventividade da criança.


   Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa. Possibilita o exercício daquilo que é próprio no processo de desenvolvimento e aprendizagem, brincar é uma situação em que a criança constitui significados.
    O jogo e a brincadeira são sempre situações em que a criança realiza, constrói e se apropria de conhecimentos das mais diversas ordens.  Neste aspecto, o brincar assume papel didático e pode ser explorado no processo educativo.
     A criança ao brincar desenvolve habilidades cognitivas . aprendizagem de conteúdos específicos levaria, portanto, ao desenvolvimento de funções específicas. O professor tem então a função de mediador da construção de conhecimentos no desenvolvimento das crianças.
    De acordo com esta concepção, a Pré-escola tem função de promover a construção de conhecimentos, assim como todos os outros níveis da Educação, pois desta construção depende o próprio processo de constituição dos indivíduos que a freqüentam. O processo de aquisição do conhecimento passa a ser problematizado.  . O pensamento vem, portanto, da atividade. As atividades envolvidas no processo de aprendizagem são observação, experimentação, reflexão organização (através da fala, escrita, desenho, movimento) e apresentação do
conhecimento adquirido.
Assim, as brincadeiras e os jogos têm uma especificidade quando ocorrem na Escola, pois são mediadas pelas normas institucionais.  .Portanto, o brincar, como grande recurso para o professor de Pré-escola, deve ser parte integrante do planejamento, visto que atividades de outras naturezas precisam estar presentes também.
    A criança de idade pré-escolar dedica grande parte de seu tempo ao brincar de faz-de-conta. Desta forma ela desenvolve a linguagem e a narrativa e passa a ter melhor compreensão de si e do outro, por meio de sua contraposição com as pessoas e os objetos  que constituem o seu meio e que são, também, culturalmente definidos.
     O desenvolvimento do imaginário infantil não passa somente pelo jogo de faz-de-conta, mas também pelas realizações de natureza estética, como a música, a dança e as artes gráficas. A criança trabalha , desta forma, com a imagem: as que percebe em seu cotidiano e as que produz, como uma forma complexa de compreensão e reformulação de sua experiência cotidiana.

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