12 de abril de 2011

ATIVIDADE 2.9: ELABORAÇÃO DE UM PÔSTER.


CURSO PROINFO INTEGRADO - CEM HORAS
DISCIPLINA: INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA.

ATIVIDADE UTILIZANDO RECURSOS DA  INTERNET
APRESENTAÇÃO DE SLIDES NO DATA SHOW.  

COORDENADOR : Mahyhaly Dias Santos
 FORMADOR: Ademir José da Silva
ALUNA : Cláudia Aparecida Fontes

   A  Informática vem  adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem  aumentando de forma rápida entre os educadores. Nesse sentido, a educação vem  passando por mudanças estruturais e funcionais frente  as tecnologias.
  Houve época em  que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem  sendo questionado é a forma com  que essa introdução vem  ocorrendo.
   O professor precisa ter bem  claro os objetivos que pretende alcançar utilizando os recursos tecnológicos e principalmente saber manuseá-los para ter segurança e conseguir ensinar aos alunos.
  Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet,  trazem  novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um  editor de textos mostra como alguém  pode registrar seu pensamento de forma difernte daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no educando uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, , associado a realidade dos recursos tecnológicos que a sociedade dispõe.




OBJETIVOS:
         GERAL:
 - Levar o aluno à valorizar o ser humano, ajudando-os na reflexão, quanto ás semelhanças, diferenças étnicas , sociais e relações familiares.

 
ESPECÍFICOS:
- Apropriar de valores como o respeito a si próprio e ao outro;
- Elevar a auto estima ;
- Promover discussão sobre os valores humanos  e a diversidade cultural ;
- Levar a criança a perceber, que suas heranças, desde do seu cabelo até a cor de sua pele muitas vezes são herdadas de seus familiares;
- Respeitar as diferenças. 
                                                         
                                                                         
METODOLOGIA:

- Conversas na rodinha sobre a diversidade cultural e as diferenças, sondagem do que sabem sobre o assunto;
-  Apresentar o livro: Menina bonita do laço de fita em slides;
- Durante a leitura ocultar as gravuras e instigar a curiosidade nas crianças;
 - Depois mostrar a capa do livro para as crianças, fazendo questionamentos sobre a ilustração. A cor da pele da menina, o cabelo e outros.
-  Comentar sobre as características que herdamos de nossos pais, das particularidades de cada um, cor, estatura, cabelos, lábios... Saber, portanto, das diferenças que muitas vezes são herdados dos nossos familiares.
- Explorar o relato das crianças: Se gostam ou não do personagem e por quê, se gostaram do livro e  do que ele trata;
- Esclarecer para as crianças que todos têm em sua origem, uma historia e que ninguém é igual a ninguém.

-Comentar sobre a autora ;
- Confeccionar o livro com os alunos. Eles receberão digitado e
faremos a ilustração de duas páginas por dia ;
- Iniciar ensaios para dramatizar a música : O livro é nosso amiguinho e apresentar no dia da culminância do projeto;
- Montar um cartaz com as fotos dos alunos intitulado de : Viva as diferenças!!!
- Confeccionar um painel sobre o livro ;
- Culminância do projeto na Feira Literária da escola com  exposições dos trabalhos confeccionados e apresentação da música.

                     


RESULTADOS E DISCUSSÕES :

    Na aula  desenvolvida no Laboratório de Informática foi utilizado recursos da internet, houve uma apresentação de slides do livro" Menina bonita do laço de fita", da autora Ana Maria Machado.
   A princípio os alunos ficaram maravilhados com o tamanho das imagens projetadas no data show. Antes de assistirem os slides fizeram várias perguntas sobre o aparelho, como funcionava  e por que era tão grande. Após  a apresentação , foram levantados alguns questionamentos sobre o conteúdo das imagens assistidas . Observou-se também que as crianças ficaram mais motivadas e concentradas na atividade com a utilização desse recurso tecnológico , o que ocasionou uma maior absorção do conteúdo do livro no desenvolvimento do projeto.


CONCLUSÃO :

    Foi detectada a necessidade de utilizar recursos tecnológicos com mais frequência e de forma diversificada nas aulas , sendo os mesmos ferramentas que podem facilitar a apropriação do conhecimento, sendo fonte de motivação para que a aprendizagem ocorra.
    O professor precisa também  estar preparado para trabalhar  com aparelhos tecnológicos de forma eficaz com o intuito de produzir a ampliação de conhecimentos e principalmente  conseguir incentivar alunos desinteressados e auxiliar no aprendizado de alunos com dificuldades .

Nenhum comentário:

Postar um comentário