Educação Infantil | Arte Visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
o Conhecer a produção poética de alguns artistas que apresentam em suas obras brincadeiras e folguedos;
o Recuperar cantigas de rodas e brincadeiras, por meio de pesquisa com pessoas idosas;
o Tecer um paralelo entre as brincadeiras do passado e as da contemporaneidade;
o Trabalhar, por meio da assemblagem, a reelaboração de uma das obras estudadas, inserindo nesta elementos das brincadeiras contemporâneas.
Duração das atividades
4 Aulas de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
- Selecionar algumas imagens de trabalhos de artistas que representem brincadeiras de crianças;
- Seguem alguns exemplos:
Crianças brincando com bolinha de gude em um trabalho de Brueghell disponível em: muriquinhos.blogspot.com/2009_04_01_archive.html
Portinari – Moleques pulando cela - Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnBowyxCcWm_R9eOxi8_8olUYX7YHWiunifUJB4RBK0SwSvoBc6DJi7mjbHkK6uKppVPOk2kuOPvTilU3btTijJd0qjji8xN_7kbGjWxgSlK2NmrHeIPoSHbsAUpp5mU28eSpJeZmBWjCL/s1600-h/Portinari+Moleques+pulando+cela+1958.jpg Licídio Lopes:
Futebol – Portinari. Disponível em : https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgexU_QygsZHCTctt7X6aCw5_guUN5oUwOBWoN9NKvwGMn6gH7Xw1ceKA8jsTvg9H2T1juesDOTwyQB2mhJxBUNdfJE8FYdf6DGYPLEvs_i0jVLz-9dWN2JWwOvgOYxTyi8WNOzaZlSIoA/s1600-h/futebol.jpg ;
- Projetar para os alunos as imagens ou colá-las nas paredes da sala de aula;
- Conversar com os alunos sobre as brincadeiras que eles têm costume de fazer com os amigos e colegas, na escola, em casa, nos clubes, nas praças ou nas ruas;
- Comparar as brincadeiras apresentadas nas imagens com as brincadeiras atuais;
- Elaborar um questionário a ser feito com seus familiares de idade mais avançada, com o intuito de descobrir as cantigas e as brincadeiras exixtentes no tempos que estes eram crianças;
- Segue exemplo de questionário:
- - Onde brincavam?
- - Como eram os brinquedos de sua época, de quê eram feitos?
- - Como os garotos e as garotas se encontravam para brincar?
- - Quais as cantigas de sua época de criança?
Aula 2
- Socializar as pesquisas realizadas pelos alunos;
- Pedir os alunos que expliquem e brinquem de algumas brincadeiras relatadas pelos entrevistados;
- Comparar as bincadeiras do ontem com as do hoje (era virtual).
Aula 3
- Escolher uma das imagens apresentadas na primeira aula reproduzindo-a em xerox, tamanho A4;
- Solicitar que os alunos interfiram nesta imagem com desenhos e colagens, que remetem brincadeiras de seu tempo;
- Usar lápis de cor, recortes de revistas e outros elementos,
- Aula 4
- Expor os trabalhos na sala de aula e discutir com os alunos sobre o resultado final;
- Levar CDS com cantigas de roda e demais cantigas infantis, para que os alunos possam cantar e dançar ao ouví-las;
- Encerrar a atividade , solicitando aos alunos que façam uma avaliação individual de suas percepções sobre o assunto enfocado e trabalhado nas aulas.
Recursos Complementares
Avaliação
- A avaliação, neste trabalho, será realizada ao final das atividades, quando serão observadas as percepções dos alunos quanto à diferença entre as brincadeiras nos diferentes tempos, seus envolvimentos nas discussões e suas participações nos folguedos.
- Aula interessante por trabalhar com imagens e associá-las ao lúdico e a música que são importantes no trabalho da Educação Infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário