15 de maio de 2011

ATIVIDADE 3.2:PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR


Educação Infantil | Arte Visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
o   Conhecer a produção poética de alguns artistas que apresentam em suas obras brincadeiras e folguedos;
 o   Recuperar cantigas de rodas e brincadeiras, por meio de pesquisa com pessoas idosas;
o   Tecer um paralelo entre as brincadeiras do passado e as da contemporaneidade;
o   Trabalhar, por meio da assemblagem, a reelaboração de uma das obras estudadas, inserindo nesta elementos das brincadeiras contemporâneas.
Duração das atividades
4 Aulas de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
  • Selecionar algumas imagens de trabalhos de artistas que representem brincadeiras de crianças;
  • Seguem alguns exemplos:   
Crianças brincando com bolinha de gude em um trabalho de Brueghell disponível em: muriquinhos.blogspot.com/2009_04_01_archive.html  

  • Projetar para os alunos as imagens ou colá-las nas paredes da sala de aula;
  • Conversar com os alunos sobre as brincadeiras que eles têm costume de fazer com os amigos e colegas, na escola, em casa, nos clubes, nas praças ou nas ruas;
  • Comparar as brincadeiras apresentadas nas imagens com as brincadeiras atuais;
  • Elaborar um questionário a ser feito com seus familiares de idade mais avançada, com o intuito de descobrir as cantigas e as brincadeiras exixtentes no tempos que estes eram crianças;
  • Segue exemplo de questionário:
  1. - Onde brincavam?
  2. - Como eram os brinquedos de sua época, de quê eram feitos?
  3. - Como os garotos e as garotas se encontravam para brincar?
  4. - Quais as cantigas de sua época de criança?
 Aula 2
  • Socializar as pesquisas realizadas pelos alunos;
  • Pedir os alunos que expliquem e brinquem de algumas brincadeiras relatadas pelos entrevistados;
  • Comparar as bincadeiras do ontem com as do hoje (era virtual).
 Aula 3
  • Escolher uma das imagens apresentadas na primeira aula reproduzindo-a em xerox, tamanho A4;
  • Solicitar que os alunos interfiram nesta imagem com desenhos e colagens, que remetem brincadeiras de seu tempo;
  • Usar lápis de cor, recortes de revistas e outros elementos, 
  •  Aula 4
  • Expor os trabalhos na sala de aula e discutir com os alunos sobre o resultado final;
  • Levar CDS com cantigas de roda e demais cantigas infantis, para que os alunos possam cantar e dançar ao ouví-las;
  • Encerrar a atividade , solicitando aos alunos que façam uma avaliação individual de suas percepções sobre o assunto enfocado e trabalhado nas aulas.    
Recursos Complementares
Cantigas de roda. Disponível em: cantigasquefezpartedaminhainfncia.blogspot.com/  
Avaliação
  • A avaliação, neste trabalho, será realizada ao final das atividades, quando serão observadas as percepções dos alunos quanto à diferença entre as brincadeiras nos diferentes tempos, seus envolvimentos nas discussões e suas participações nos folguedos.
  • Aula interessante por trabalhar com imagens e associá-las ao lúdico e a música que são importantes no trabalho da Educação Infantil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário