A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre os educadores. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo
O professor precisa ter bem claro os objetivos que pretende alcançar utilizando os recursos tecnológicos e principalmente saber manuseá-los para ter segurança e saber ensinar aos alunos.
Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma difernte daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, , associado a realidade dos recursos tecnologicos que a sociedade dispõe.
Além da preparação do professor, faz-se necessário também que as escolas estejam equipadas com laboratórios de informática que realmente funcionem e que se encontrem com boas instalações.São vários os fatores que influenciam na não utilização dos recursos tecnológicos e da sua inserção no currículo.
Para que o aluno aprenda usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento, a questão determinante não é a tecnologia , mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a sobretudo, como estratégia de aprendizagem, como fator determinante de qualidade no ensino.
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