18 de maio de 2011

ATIVIDADE 4.4: RELATO E SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE USO DE TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO

   
 A  Informática vem  adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem  aumentando de forma rápida entre os educadores. Nesse sentido, a educação vem  passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
  Houve época em  que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem  sendo questionado é da forma com  que essa introdução vem  ocorrendo
   O professor precisa ter bem  claro os objetivos que pretende alcançar utilizando os recursos tecnológicos e principalmente saber manuseá-los para ter segurança e saber ensinar aos alunos.
  Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet,  trazem  novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um  editor de textos mostra como alguém  pode registrar seu pensamento de forma difernte daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, , associado a realidade dos recursos tecnologicos que a sociedade dispõe.
  Além  da preparação do professor, faz-se necessário também  que as escolas estejam  equipadas com  laboratórios de informática que realmente funcionem  e que se encontrem  com  boas instalações.São vários os fatores que influenciam  na não utilização dos recursos tecnológicos e da sua inserção no currículo.
 Para  que o aluno aprenda usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam  no processo de reflexão e de construção do conhecimento, a questão determinante não é a tecnologia , mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a sobretudo, como estratégia  de aprendizagem, como fator determinante de qualidade no ensino.

Referência bibliográfica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário